Os desafios do ano de encerramento de mandato deram o tom ao primeiro dia do Fórum de Contabilidade da AMM
Começou nesta terça, 5 de março, o 14º Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal, com a presença de centenas de contadores, técnicos de contabilidade, gestores e servidores públicos de todo o Estado, no Auditório Vivaldi Moreira do TCEMG. O evento tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG).
A abertura do Fórum contou com a presença do presidente do TCEMG, Gilberto Diniz; da presidente do CRCMG, Suely Maria Marques de Oliveira; do coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy; e da assessora do departamento de Contabilidade da Associação, Analice Horta.
Na parte da tarde, o vice-presidente da AMM e prefeito de Carmo do Cajuru, Édson Vilela, abriu os trabalhos da programação técnica. O gestor representou o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1º vice-presidente eleito da CNM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, que está em Brasília, para a mobilização desta quarta (6) para debater a medida provisória que volta a onerar os municípios com a cobrança de INSS.
“As ações da AMM, por meio da EGM, são muito importantes para a qualificação dos gestores e servidores públicos dos 853 municípios mineiros. Este evento é importante não somente por ser um ano de encerramento de mandato, mas porque sabemos o quanto tem sido dinamizada a administração pública; o quanto tem existido controles mais eficazes. Então, é importante que a gente refine as técnicas, juntamente com os profissionais dos municípios, para que nenhum prefeito ou gestor tenha complicações futuras”, afirmou.
No primeiro dia do Fórum, os participantes puderam conferir a palestra “A importância da qualidade da informação contábil no final de mandato”, e “Planejamento orçamentário e fiscal em final de mandato”, com a presidente da Associação Municipal de Contadores Públicos (AMCP), Glória Aparecida Rodrigues dos Santos. “Demonstrações contábeis em final de mandato”, com a contadora membro do Comitê Permanente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Lucy Fátima de Assis Freitas; e a apresentação do tema “A importância do controle dos restos a pagar em final de mandato”, com Edson de Carvalho Cardozo.
O evento ainda continua nesta quarta, com intensa programação técnica.
Saiba mais no Portal AMM.
Fonte: Portal AMM