Tribunal de Contas de Minas Gerais iniciou uma ação de fiscalização, do tipo “Levantamento”, em todos os municípios, referente à implantação do SIAFIC


Tribunal de Contas de Minas Gerais iniciou uma ação de fiscalização, do tipo “Levantamento”, em todos os municípios, referente à implantação do SIAFIC

Tribunal de Contas de Minas Gerais iniciou uma ação de fiscalização, do tipo “Levantamento”, em todos os municípios, referente à implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – SIAFIC. A ação cumpre as deliberações do Plano Anual de Fiscalização aprovado para o exercício de 2022.

Para a fiscalização, o TCEMG enviou a todos os prefeitos, controladores internos e contadores um questionário eletrônico, com a utilização da ferramenta LimeSurvey, referente a implantação do SIAFIC. As respostas devem ser enviadas à Corte de Contas mineira no prazo máximo de 15 dias corridos após o recebimento.

Na elaboração do questionário, foram definidas questões acerca dos requisitos contábeis, de transparência e tecnológicos dos SIAFICs implantados nos municípios. Ressalta-se que esse questionário foi enviado no exercício de 2021 em outra ação desta Corte de Contas, devendo todos os municípios responderem novamente, para que o TCEMG verifique a evolução das ações de implantação do SIAFICs e obtenha um novo diagnóstico.


Além do envio a todos os e-mails dos prefeitos, controladores internos e contadores cadastrados no TCEMG, é possível verificar as informações para resposta do município no Portal Sicom, no botão “SIAFICs”, no link https://portalsicom1.tce.mg.gov.br/.

Fonte: TCE MG

© PLANEJAR - 2020. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Maui Comunicação